X⇑☝(´⊙ε⊙`)
[̲̅м̲̅α̲̅и̲̅т̲̅є̲̅и̲̅н̲̅α̲̅ ̲̅є̲̅ร̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅ร̲̅i̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅є̲̅м̲̅ ̲̅f̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅и̲̅α̲̅м̲̅є̲̅и̲̅т̲̅σ̲̅ ̲̅є̲̅ ̲̅c̲̅l̲̅i̲̅q̲̅υ̲̅є̲̅ ̲̅и̲̅σ̲̅ ̲̅α̲̅и̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅ ̲̅ร̲̅є̲̅ ̲̅α̲̅ρ̲̅α̲̅я̲̅є̲̅c̲̅є̲̅я̲̅.̲̅]

Mito ou Verdade: DVD gravado em PC com vírus também está infectado?

No dia 3 de março de 2011, o usuário Pews fez uma pergunta muito interessante na seção “Tira-Dúvidas”. Nossa equipe ficou contente tanto com a dúvida quanto com as diversas respostas que surgiram. E como a repercussão foi grande, decidimos responder com um pouco mais de detalhes a esta pergunta.

A resposta básica

Sem grandes devaneios, vamos à resposta que interessa. Afinal, gravar um DVD num PC com vírus significa que a mídia será infectada? Não necessariamente. Explicamos o porquê: um computador “contaminado” não tem todos os arquivos infectados. Normalmente, acontece de um ou outro arquivo apresentar algum vírus, algo perceptível quando usamos um software antivírus.
Infectou?
Os aplicativos de segurança analisam cada arquivo separadamente e então mostram quais são perigosos. E qual a relação disto com o DVD? Bom, se você compreendeu que somente alguns poucos arquivos estão contaminados, deve ficar fácil entender que um vírus só será armazenado em uma mídia de DVD se você gravar um arquivo infectado.

O motivo da dúvida

Esta dúvida é comum, pois muitos usuários relacionam os casos de vírus em pendrives, que são cada vez mais frequentes, com a possibilidade de “infectar” a mídia de DVD na hora da gravação. Acontece que uma coisa é bem diferente da outra.
Então, antes de continuar falando sobre a questão “vírus no DVD”, vamos nos focar em diferenciar os discos das unidades removíveis. Um pendrive é um dispositivo de armazenamento portátil e tem seu funcionamento, de certa maneira, semelhante ao de um disco rígido.
Um é bem diferente do outro
Repare que em um pendrive você pode copiar qualquer arquivo com facilidade e ele é gravado instantaneamente. Já nos DVDs, é preciso ativar o gravador para que o arquivo seja copiado. Claro, os discos regraváveis até mostram certa semelhança quanto às possibilidades para formatação e adição de novos arquivos, todavia, ainda faz-se necessária a utilização de um gravador.

Não há como apagar o vírus do DVD?

Depende. Quem grava DVDs ou CDs com frequência  já sabe que existem mídias de vários tipos (como o –R, o +R, o –RW, o +RW, entre outros). Se você gravou seus documentos em uma mídia do tipo –R ou +R, não há métodos para apagar os arquivos. Já quem opta pelas mídias RW (ReWriteable, ou no bom português: Regraváveis) tem sim como apagar os arquivos.
Muitos discos ficam
A maior parte dos aplicativos para gravação de discos traz opções para apagar discos regraváveis. Existem ainda alguns softwares que possibilitam a exclusão de arquivos individuais, função muito útil para estes casos em que apenas um arquivo está infectado.

O vírus pode se gravar sozinho?

Com a enorme quantidade de vírus, fica difícil conhecer todos os tipos. Contudo, em nossas pesquisas não encontramos nenhum vírus que seja capaz de aproveitar uma mídia gravável para se propagar. Sendo assim, não podemos dar a certeza que não exista uma praga deste tipo, porém, mesmo que exista, um vírus deste tipo só pode atuar se houver uma mídia vazia no gravador.

Um DVD contaminado vai passar vírus para outro PC?

Isto pode acontecer, mas não significa que é regra geral. Como você possivelmente já sabe, um vírus tende a se instalar no computador apenas quando o usuário executa um arquivo. Os vírus são mais comuns em arquivos do tipo EXE, MSI, entre outros.  Portanto, se você tomar o cuidado de usar um antivírus e não executar todos os arquivos do DVD, dificilmente vai contaminar o seu PC. Claro, vale lembrar que não é recomendável copiar arquivos sem antes efetuar uma varredura.
Não copie arquivos com vírus para outros PCs

E o drive? Não pode ser contaminado?

Cruamente, a resposta seria “não”! No entanto, vamos dar um exemplo para comprovar como existe a possibilidade de “contaminação”. Assim como diversos outros componentes do computador e aparelhos eletrônicos, os gravadores de DVD contam com firmwares para funcionarem devidamente. O firmware é um “programa” (alguns chamam de conjunto de instruções) que vai determinar como o dispositivo vai funcionar.
No caso de um gravador de DVD, o firmware serve para orientar os diversos componentes internos a atuarem da maneira correta. Acontece que as fabricantes normalmente criam aplicativos para atualizar o firmware dos gravadores, pois em alguns casos, pode ser que a versão de fábrica apresente algum erro posterior.
O vírus em todo lugar!
Esta possibilidade de atualização no firmware, normalmente, não representa perigo. Entretanto, existem usuários que gostam de fazer experiências com seus produtos. E é aí que mora o problema. Atualizar o firmware é uma tarefa séria, que não deve ser realizada para propósitos de testes, mas sim para corrigir erros ou atualizar funções do dispositivo.
Considerando nossa questão sobre contaminação do drive, seria perfeitamente possível que algum usuário mal-intencionado desenvolvesse um firmware com códigos maliciosos ou infecciosos. Usando um pouco do “poderia acontecer”, fica fácil prever que através de um firmware hackeado é possível instruir o drive a gravar arquivos corrompidos ou até forçar as mídias a captarem arquivos infectados do disco rígido.
Se isso vai acontecer? Bem provável que nunca, pois os crackers (e hackers) não investem no desenvolvimento de firmwares, visto que isto afeta uma quantidade muito pequena de usuários. De qualquer maneira, quem não deseja correr riscos deve ficar atento se um dia for realizar uma atualização no firmware do drive de DVD. É recomendável baixar apenas softwares originais do fabricante e verificar se a atualização é aplicável para o seu dispositivo.
Bom, depois de tantas explicações, esperamos que você tenha sanado suas dúvidas. Salientamos aqui a importância de sempre ter um antivírus instalado em sua máquina e utilizá-lo antes de gravar arquivos em DVD e pendrives. Você tem alguma informação adicional? Deixe um comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário