X⇑☝(´⊙ε⊙`)
[̲̅м̲̅α̲̅и̲̅т̲̅є̲̅и̲̅н̲̅α̲̅ ̲̅є̲̅ร̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅ร̲̅i̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅є̲̅м̲̅ ̲̅f̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅и̲̅α̲̅м̲̅є̲̅и̲̅т̲̅σ̲̅ ̲̅є̲̅ ̲̅c̲̅l̲̅i̲̅q̲̅υ̲̅є̲̅ ̲̅и̲̅σ̲̅ ̲̅α̲̅и̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅ ̲̅ร̲̅є̲̅ ̲̅α̲̅ρ̲̅α̲̅я̲̅є̲̅c̲̅є̲̅я̲̅.̲̅]

4G no Brasil e no mundo



Na teoria, o serviço 4G deverá oferecer uma conexão com velocidades impressionantes: no mínimo, 100 megabits por segundo; ou seja, 100 vezes mais rápido que o teórico 1 megabit do 3G.
Charles Amoury, dir. de pesquisa e desenvolvimento da Gladiator Innovations, explica que o 4G "seria nossa evolução de rede para as tecnologias wireless do 3G. Então, sendo bem básico, é como se fosse pegar as redes wireless de comunicação que todos usam em celulares, e evoluí-las para uma nova capacidade de informação a ser trafegada pela rede".
Por aqui a pressão é grande para que o 4G aconteça antes da Copa de 2014. Até lá, o governo quer oferecer o novo serviço pelo menos nas 12 cidades-sede da competição. O Ministério das Comunicações e a Anatel afirmam que estão trabalhando para que as licitações necessárias para as ofertas sejam aceleradas e comecem a ser feitas já no início do ano que vem.
O problema é que a faixa de freqüência destinada ao 4G – os 2.5 Gigahertz – está hoje ocupada por transmissões de TV por assinatura. Ou seja, para alocar novos serviços nessa banda, será necessário fazer um desligamento gradual para que as operadoras possam usar essa banda de freqüência.
Charles explica que esse processo não acontece da noite para o dia: "As operadoras estão aguardando esse processo terminar. A Anatel quer entrar com os leilões das bandas no ano que vem e após isso, já poderíamos começar a falar de infraestrutura".
A infraestrutura para o 4G não é nenhum bicho de sete cabeças. O 4G é uma evolução natural dos padrões 3G atuais – desenvolvidos desde o início para a comunicação móvel.
"Ela cai em cima de uma rede existente e você pode reutilizar grande parte do que já existe e evoluí-la com uma implementação. Então, pode ser feito de uma maneira gradual", completa Charles.
Bom, mas enquanto por aqui a gente vai ter que esperar mais um pouco para viver essa mudança, mundo afora a realidade é outra. Em países nórdicos, como Suécia e Noruega, o 4G já está disponível desde o final de 2009! E hoje o serviço começa a se sedimentar por toda a Europa, Ásia e também nos Estados Unidos.
No mapa, dá para conferir a velocidade com que o 4G se espalha: os pontos azuis indicam onde o serviço já está em operação; os vermelhos, onde há um comprometimento de operadoras para iniciar, em breve, as operações.
Aqui vale uma ressalva: mesmo nesses países, o 4G ainda funciona principalmente em modens e não em telefones celulares... Porém, até o final desse ano, essa situação já deve estar bem diferente, com a oferta crescente de celulares 4G.  
A nova tecnologia vai mudar muita coisa no nosso dia-a-dia. Poderemos, por exemplo, usar novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário