X⇑☝(´⊙ε⊙`)
[̲̅м̲̅α̲̅и̲̅т̲̅є̲̅и̲̅н̲̅α̲̅ ̲̅є̲̅ร̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅ร̲̅i̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅є̲̅м̲̅ ̲̅f̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅и̲̅α̲̅м̲̅є̲̅и̲̅т̲̅σ̲̅ ̲̅є̲̅ ̲̅c̲̅l̲̅i̲̅q̲̅υ̲̅є̲̅ ̲̅и̲̅σ̲̅ ̲̅α̲̅и̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅ ̲̅ร̲̅є̲̅ ̲̅α̲̅ρ̲̅α̲̅я̲̅є̲̅c̲̅є̲̅я̲̅.̲̅]

Conheça programa para rastrear computador perdido ou roubado

Prey é um programa gratuito para rastreamento quando o notebook for perdido (Foto: Reprodução)Prey é um programa gratuito para rastreamento
quando o notebook for perdido (Foto: Reprodução)
Os computadores portáteis tornaram-se ferramentas poderosas para quem precisa contar com um equipamento que possa ser levado a qualquer lugar. Porém, ninguém está livre de perder o equipamento, seja em situação de roubo, extravio ou esquecimento. Recentemente a polícia recuperou um laptop graças a programa que envia localização.

Dependendo da importância dos arquivos contidos nele, o prejuízo maior não é nem o valor da máquina, mas as informações armazenadas. Para prevenir, valem os cuidados de sempre, mas que tal contar com um aplicativo gratuito que disponibiliza a localização do computador num serviço na internet?

Nesta coluna, irei apresentar o Prey Project, um aplicativo de código aberto que permite rastrear o computador em caso de perda. O programa pode ser instalado no Windows, Linux, Mac e Android. A localização do equipamento fica disponível num serviço na internet, em que o usuário deve estar cadastrado previamente. A modalidade gratuita permite que sejam adicionados até três equipamentos para o monitoramento. Caso seja necessário adicionar mais computadores, é possível contar com a modalidade paga.
O instalador do Prey Project pode ser baixado no site do fabricante. Escolha a opção de download correspondente ao sistema operacional no computador a ser rastreado. Durante o processo de instalação, é necessário criar um usuário para acessar o painel de monitoramento no site. Esse usuário poderá ser adicionado em outras duas instalações de computadores, que também poderão ser rastreados. Para usuários do sistema operacional Windows, pode ser necessário autorizar a execução do aplicativo nos programas de segurança. Ao término da instalação, o agente de rastreamento ficará ativo e irá se reportar a cada 10 minutos ao painel de monitoramento. O tempo de envio da posição pode ser personalizado para cada equipamento.
Para acessar as configurações de usuário e verificar a situação dos computadores que estão sendo rastreados, basta acessar o site e autenticar no sistema. Já na página inicial ficam visíveis as máquinas monitoradas. Para definir configurações avançadas ou notificar a perda, é preciso clicar sobre a imagem corresponde ao dispositivo.
Dispositivos monitorados pelo Prey Project (Foto: Reprodução)
O sistema só irá gerar relatórios de rastreamento quando o usuário alterar o status do dispositivo para “missing”. Nessa mesma tela é possível definir a periodicidade de coleta de dados.
 Nos notebooks que possuírem webcam, durante o processo de coleta, o programa faz fotografias, a fim de registrar o rosto do usuário que está acessando o equipamento indevidamente. Além disso, o software registra informações sobre as configurações da rede, programas em uso e arquivos alterados.

Após definido como perdido, o programa irá enviar para página de monitoramento o relatório contendo as informações que foram configuradas. Nele também será enviada a localização usando serviço o Google Maps. A precisão do rastreamento impressiona. O relatório também é enviado para a conta de e-mail cadastrada pelo usuário.

Vale salientar que, para o Prey Project funcionar, o equipamento perdido não pode ter sido formatado e a sua localização só será possível quando ele estiver conectado à internet. Uma dica para desestimular a formatação num primeiro momento é deixar ativo um usuário visitante, sem senha, no sistema operacional. Afinal, é muito provável que quem estiver com o equipamento irá tentar usá-lo e, se estiver acessível, talvez a formatação nem ocorra.
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníaco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário