X⇑☝(´⊙ε⊙`)
[̲̅м̲̅α̲̅и̲̅т̲̅є̲̅и̲̅н̲̅α̲̅ ̲̅є̲̅ร̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅ร̲̅i̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅є̲̅м̲̅ ̲̅f̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅и̲̅α̲̅м̲̅є̲̅и̲̅т̲̅σ̲̅ ̲̅є̲̅ ̲̅c̲̅l̲̅i̲̅q̲̅υ̲̅є̲̅ ̲̅и̲̅σ̲̅ ̲̅α̲̅и̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅ ̲̅ร̲̅є̲̅ ̲̅α̲̅ρ̲̅α̲̅я̲̅є̲̅c̲̅є̲̅я̲̅.̲̅]

Um avião que não precisa de piloto, e trabalha a serviço da polícia

Por meio de um smartphone, tablet ou computador, o usuário determina o plano de voo da aeronave

Atenção senhores passageiros, apertem os cintos, o piloto simplesmente sumiu! Ou melhor, deixem os cintos pra lá, não há motivo para pânico; afinal, além de não ser tripulada, esta aeronave não precisa de piloto algum. Este aviãozinho é inteligente o bastante para completar uma rota de voo sem qualquer intervenção humana. 

"Essa categoria de equipamento é chamada de 'VANT', que é veículo aéreo não tripulado. Isso quer dizer que eu posso programá-lo pra executar uma missão, que eu determinei a priori. Por exemplo, eu quero fazer o mapeamento de uma área. Então, eu programo e ele tira fotos dessa área. Depois eu posso construir um mapa utilizando essas imagens", explica Jen John Lee, consultor de negócios da AGX Tecnologia.

Através de um smartphone, tablet ou computador, ainda antes da decolagem, o usuário determina o plano de vôo da aeronave e também quais serão suas atividades no ar. A interface de uso é tão simples que mesmo uma criança conseguiria programar o aparelho.  

"Você define um mapa da região que ele vai fazer a missão e ele passa pelos pontos definidos pelo planejador. A partir daí, ele vai filmar e fazer fotos completando a missão a qual foi determinado", conta Kalinka Castelo Branco, professora do INCT-CEC/USP.

Esses “aviões-robôs” são totalmente operados por um sistema autônomo de navegação. Uma vez lançado no ar, esta placa composta por quatro processadores, que representa o cérebro da aeronave, aciona o piloto automático e diz exatamente tudo o que ela deve fazer. E, se preciso, em caso de emergência, até executa um pouso forçado.

Movido a energia elétrica, o “Tibira 2”, como foi batizado, possui cerca de uma hora de autonomia de voo, o que lhe permite sobrevoar uma área de até 500 hectares a uma velocidade média de 100 quilômetros por hora. Toda a comunicação com a base é feita através de radiofreqüência e também via Wi-Fi. Com isso, é possível até que as câmeras instaladas na aeronave transmitam vídeo em tempo real para o pessoal em terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário