X⇑☝(´⊙ε⊙`)
[̲̅м̲̅α̲̅и̲̅т̲̅є̲̅и̲̅н̲̅α̲̅ ̲̅є̲̅ร̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅ร̲̅i̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅є̲̅м̲̅ ̲̅f̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅и̲̅α̲̅м̲̅є̲̅и̲̅т̲̅σ̲̅ ̲̅є̲̅ ̲̅c̲̅l̲̅i̲̅q̲̅υ̲̅є̲̅ ̲̅и̲̅σ̲̅ ̲̅α̲̅и̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅ ̲̅ร̲̅є̲̅ ̲̅α̲̅ρ̲̅α̲̅я̲̅є̲̅c̲̅є̲̅я̲̅.̲̅]

Como formatar e particionar um HD externo?


Algumas dicas para HDs externos
O uso de HDs externos está cada vez mais frequente entre os usuários. O principal motivo é o fato de eles oferecerem muito mais espaço do que a maioria dos pendrives e ainda assim serem portáteis. Com isso fica mais fácil carregar músicas, vídeos e documentos para qualquer lugar, sem abrir mão de espaço em mochilas e bolsas.
Quando usados pela primeira vez, alguns HDs externos não possuem partição alguma. Dessa forma, é preciso formatar o disco e criar partições. Porém, o particionamento também pode ser feito em HDs que já possuem algum dado.
A fim de ajudar o usuário nas tarefas de formatar e criar partições no HD externo, o Baixaki criou este tutorial. Nele você contra todos os passos e dicas necessárias para que todo o processo seja realizado sem problemas.

Pré-requisitos

Para executar os passos descritos neste tutorial, você vai precisar de um HD externo conectado ao computador e privilégios de administrador do sistema operacional. Caso uma das pontas do cabo fornecido com o disco possua dois conectores USB, é importante que ambos sejam plugados à máquina.

Faço você mesmo

Formatando o disco

Os HDs externos muitas vezes são gerenciados pelo sistema operacional como um pendrive. Dessa forma, a formatação do disco não é muito diferente daquela realizada em outros dispositivos portáteis.
Abra o Meu Computador, clique com o botão direito do mouse sobre o HD externo e selecione a opção “Formatar”. Pronto, agora é só clicar em “Formatar” e esperar até que o processo seja finalizado.
Formatando o HD externo
Vale lembrar que o tempo de formatação do HD externo vai depender da capacidade de armazenamento do disco. Quanto maior for o dispositivo, mais tempo ele vai levar para ser formatado.

HDs novos

A maioria dos discos rígidos não vem particionada de fábrica, mesmo os HDs externos. Por isso, antes de começar a transferência de dados do PC para o dispositivo, é preciso formatar e criar partições no disco. Depois de conectar o HD externo ao computador, acesse o Meu Computador e clique com o botão direito no mouse sobre o volume desejado, selecionando a opção “Propriedades” logo em seguida.
Na aba “Hardware”, dê um duplo clique sobre o disco que você deseja formatar. Essa etapa exige um pouco mais de atenção por parte do usuário, pois todos os HDs e dispositivos de armazenamento conectados à máquina são exibidos. Por isso, antes de avançar para a etapa seguinte, certifique-se de que o disco escolhido é o correto.
Acessando os volumes do dispositivo
Na janela de propriedades que será exibida, acesse a aba “Volumes”. Caso nenhum item seja exibido no campo “Volumes” presente na parte mais inferior da tela, escolha a opção “Preencher”. Uma vez feito isso, clique no botão “Ok” e feche as demais janelas em exibição.
Pronto, agora você já pode começar a transferência dos arquivos para o seu HD externo. Alguns discos trazem softwares do próprio fabricante que facilitam não só o particionamento do HD, mas também o gerenciamento dos dados.

Criando outras partições

Um HD externo não passa de um disco normal inserido em um case, o que permite a transferência de dados via conexão USB. Dessa forma, o usuário também pode criar quantas partições desejar em um dispositivo externo. Os passos para a realização dessa tarefa são bem simples.
Para começar, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e selecione a opção “Gerenciar”. Na coluna mais à esquerda da janela que abrir, escolha o item “Repositório” e, em seguida, clique sobre "Gerenciamento de disco".
Acessando o gerenciador de discos
Serão listados todos os discos e dispositivos de armazenamento que estão conectados à máquina. Para criar uma partição extra, é preciso antes diminuir o espaço ocupado pelo volume principal. Clique com o botão direito sobre o dispositivo e escolha a opção “Diminuir Volume”.
Na tela que aparecer, digite o espaço ser diminuído no campo apropriado e pressione o botão “Diminuir” para efetivar a operação. Na janela de gerenciamento de disco, é possível observar as modificações realizadas.
Diminuindo espaço do volume
Clicando com o botão direito do mouse sobre o espaço “Não alocado” e escolhendo a opção “Novo volume simples”, é possível escolher o sistema de arquivos, a letra de identificação da unidade e o nome para o volume. Pronto, agora você tem um HD externo com mais de uma partição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário