X⇑☝(´⊙ε⊙`)
[̲̅м̲̅α̲̅и̲̅т̲̅є̲̅и̲̅н̲̅α̲̅ ̲̅є̲̅ร̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅ร̲̅i̲̅т̲̅є̲̅ ̲̅є̲̅м̲̅ ̲̅f̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅и̲̅α̲̅м̲̅є̲̅и̲̅т̲̅σ̲̅ ̲̅є̲̅ ̲̅c̲̅l̲̅i̲̅q̲̅υ̲̅є̲̅ ̲̅и̲̅σ̲̅ ̲̅α̲̅и̲̅υ̲̅и̲̅c̲̅i̲̅σ̲̅ ̲̅ร̲̅є̲̅ ̲̅α̲̅ρ̲̅α̲̅я̲̅є̲̅c̲̅є̲̅я̲̅.̲̅]

Carros poderão conversar entre si em 2014


A partir de 2014 os carros poderão conversar entre si numa rede de comunicação própria. A empresa de semicondutores NXP, em parceria com C2X, está desenvolvendo um sistema que permitirá aos automóveis compartilhar informações sobre as condições do trânsito, minimizando engarrafamentos e evitando acidentes.
O sistema já está em fase de testes práticos. A proposta é que, por meio de um novo padrão wireless, os veículos consigam identificar pontos de trânsito congestionado. Ao constatar a situação o veículo emite sinais de alerta, que são recebidos pelos demais veículos equipados com o mesmo aparelho.
Além das condições do trânsito, informações como a localização de radares de limite de velocidade também poderão ser repassadas a outros motoristas. O sistema contará com sinais sonoros e luminosos.
O aparelho, que ainda não tem nome oficial, virá com um sensor GPS e poderá utilizar os protocolos wireless de smartphones e notebooks para ampliar os sinais de comunicação, mesmo em alta velocidade.
Apesar de a novidade parecer interessante, deve demorar até que uma parte considerável da frota tenha o aparelho instalado nos veículos. A expectativa Kurt Sievers, gerente geral da NXP, é que até 2020 10% da frota já possua o aparelho. Segundo ele, um número como esse representaria a possibilidade de acesso às informações para 90% dos motoristas.

Fonte: tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário